MAPA DO CRIME: Criminologia Aplicada

OPINA!
Se soubesses que um amigo teu era um ex-recluso:
Afastavas-te rapidamente
Davas-lhe uma chance
Fingias que não sabias
Contavas a toda a gente
Perguntavas-lhe k fizera
Mudavas de casa/escola
Ver Resultados

Rating: 2.5/5 (236 votos)







Actividades Práticas

No dia 5 de Fevereiro de 2010 realizámos a nossa primeira actividade prática, na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito dos objectivos do nosso trabalho que centra o tema « Criminologia ».

Pelas 10 horas demos ínicio ao nosso debate, onde estiveram presentes 13 alunos da respectiva turma (12º11).

Íniciámos o debate com a pergunta: '' Como consideras que tem evoluido a violência nos ultimos tempos, a nível nacional?'' e todos os elementos presentes responderam que esta tem aumentado, e devidamente justificada '' (..) os jovens de hoje em dia, são muito violentos, não adquirem a educação devida, devido às más companhias, ou pela falta de ajuda por parte dos pais, ou devido às drogas (..)''.

Abordamos também o facto de os jogos virtuais contribuírem para este aumento, e as respostas que obtivemos foram afirmativas. Também debatemos sobre a situação presente no Haiti, e os valores morais. Podemos constatar que numa das opiniões, os ladrões normalmente são drogados, e há quem defenda que estes podem ou não ter o direito de trabalhar.

Através dos acontecimentos presentes no Haiti, nomeadamente a lei da sobrevivência, surgiu a dúvida se o meio influencia o comportamento ou os genes, e das cinco respostas que obtivemos, podemos observar que divergiram. Dois deles defendem que o responsável é o meio, outros dois defendem que é a interacção de ambos, e um defende que "devido à catástrofe, a sociedade e as consequentes leis deixaram de fazer sentido, pelo que também a racionalidade deixa de existir, facto que o leva a afirmar que os instintos justificam os actos".

De seguida, formulamos uma pergunta mais pessoal: "Se soubesses que algum dos teus amigos/vizinhos/colegas era um ex-recluso, afastavas-te?" e voltaram a divergir as respostas, houve quem dissesse que sim, e justificaram que iriam ficar magoados, outros afirmam que não, pois como amigos têm o direito de ajudar. Um dos termos que surgiu sem muito espanto foi a discriminação, surgindo devido a uma reconstitição feita ( assim que possível será publicada cá).

Posteriormente, inferimos uma terceira pergunta, "Achas legítimo que um acusado seja considerado inocente ao ser provado que se trata de um portador de alguma síndrome/anomalia psíquica que o possa ter levado a tal acto?", e maioritariamente os nossos colegas responderam que sim: "(...)sim, com pena mais leve" ou "(...)sim, mas deveriam ser mandados para uma instituição própria".

Finalizamos o debate com a pergunta "Será que todos têm o castigo que merecem?" e os presentes responderam que não. Justificaram ainda que "os politicos e pessoas de alta sociedade, como possuem poder económico, são capazes de pagar as multas e saírem ílesos de penas".

Então, concluimos com estas opiniões que, a lei não existe para fazer justiça, mas para manter a ordem.

Concluimos assim a nossa postagem, com os traços gerais deste nosso debate.

Até a próxima :b

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional